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Atendimento NeuroPedagógico

Anamnese

Pesquisas recentes vêm mostrando que dificuldades de aprendizagem e distúrbios de comportamento são, na maioria das vezes, resultantes de problemas neurológicos que podem ter uma origem genética ou então serem causados por pequenas lesões distribuídas por várias áreas do cérebro. Tais lesões podem ser provocadas durante a gestação ou mesmo durante o período da primeira infância da criança.

Fatores da gestação pertinentes à mãe e causadores desses problemas são: estresse, má alimentação, uso de drogas (inclusive álcool e cigarro), problemas de saúde como pressão alta ou baixa, deslocamento de placenta, entre outros.

Fatores da primeira infância pertinentes às crianças podem incluir estresse, espancamento, certas doenças, entre outros. Quanto ao estresse precoce devido a maus tratos experimentados pela criança nos seus primeiros anos de vida e quanto ao rompimento das relações entre mãe e filho é importante ressaltar que vários pesquisadores mostram alterações cerebrais nessas crianças, que se correlacionam tanto a uma redução do desenvolvimento cognitivo quanto a distúrbios psiquiátricos.

Com o levantamento de informações acerca da gestação e primeira infância dos alunos da Pré-Escola, podemos traçar um perfil de possíveis alunos que poderão apresentar dificuldades de aprendizagem e/ou distúrbios de comportamento. Com isso, podemos orientar a escola para receber esse aluno no Ensino Fundamental já preparada para dar o suporte necessário para o seu adequado progresso escolar.

Analisando o histórico de alunos que já apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou distúrbios de comportamento, podemos orientar os profissionais a avaliarem seu desenvolvimento levando em consideração seu possível problema neurológico e assim intervir pedagogicamente de acordo com sua capacidade cognitiva.

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