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As memórias fornecem medidas de tempos internos associados às atividades da vida. A noção do tempo externo – do tempo do relógio – deve ser aprendida através de atividades relacionadas com o dia-a-dia.
A noção de rotação da terra, como determinante da medida do tempo decorrido no dia, pode ser utilizada para associar o tempo do relógio às atividades de rotina da criança e da família. Devemos, antes, ilustrar muito bem o movimento de rotação para que a criança entenda as mudanças de claridade e temperatura do dia (Figura 1).
Em seguida, devemos relacionar a posição do Sol às atividades do dia e ao horário do relógio. Dessa forma, os números das horas terão significado em função dos costumes estabelecidos pela sociedade para cada momento do dia (Figura 2).
Para facilitar a interação entre o tempo dos acontecimentos e a conjugação verbal, podemos apresentar a noção de tempo físico em Ciências, e trabalhar a conjugação verbal dos tempos verbais na disciplina de Português. Assim, ficará mais fácil para a criança aprender as duas matérias, pois uma complementará e fortalecerá o aprendizado da outra.
Podemos treinar a conjugação dos verbos divididos pelo grau, sem no entanto exigir da criança a classificação em primeira, segunda ou terceira conjugação. Não devemos sobrecarregar a criança com termos técnicos da gramática antes de certificarmos que ela esteja dominando o uso das terminações corretamente de acordo com a raiz do verbo.
O treinamento do uso correto do tempo verbal também deve ser feito
em frases, explorando as rotinas da criança e família. Podemos
criar situações que contextualizem acões em função
de horários pre-determinados
(Figura 3).