TECNOLOGIA















EDUCAÇÃO


Enquanto se distraem com jogos educativos, jovens são submetidos a eletroencefalograma para medir a atividade neurológica

CD-ROM apóia deficiente


   Empresa participante do
   PIPE desenvolve
   software que avalia e
   ensina 

ao se inscrever no primeiro edital, em julho daquele ano. Agora, passados pouco mais de três anos, o projeto chega ao final com o software lançado comercialmente no final deste mês em forma de CD-ROM.  (USP). 

Continua o trabalho - Para operacionalizar o projeto, Rocha criou a empresa Eina-Estudos em Inteligência Natural e Artificial, teve sua proposta 
O médico Armando Freitas da Rocha, professor de neurofisiologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resolveu colocar em prática seu lado empresário às vésperas da aposentadoria acadêmica, em 1997. Apresentou, então, à FAPESP um projeto para desenvolvimento de um software com jogos educativos destinados a estimular e avaliar o desempenho escolar e a atividade neurológica de crianças portadoras de deficiência mental. Ele foi um dos pioneiros do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE)   O software revelou-se melhor do que o esperado. Ele é uma ferramenta útil para acelerar o processo de aprendizagem não só de crianças com problemas neurológicos, mas também de qualquer aluno entre a pré-escola e a quarta série. “Isso ficou claro para nós no meio do projeto, quando vimos que o programa também pode ajudar no ensino dos estudantes em geral”, afirma Rocha, que, depois de se aposentar da Unicamp em 1998, passou a trabalhar como professor visitante do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo  aprovada no PIPE e iniciou o trabalho em janeiro de 1998. Depois de 27 anos dedicados à pesquisa básica, ele encontrou um novo caminho para continuar seu trabalho. 

“Parecia que o programa (PIPE) tinha sido feito exatamente para mim”, relembra o neurofisiologista. 

Ele deu o mesmo nome do projeto ao produto que está indo para o mercado: ENSCER – Sistema Informatizado e Integrado para Ensino e Avaliação do Progresso Pedagógico e Neural de Crianças Portadoras de Deficiência Mental. 


• JANEIRO/FEVEREIRO DE 2001 • PESQUISA FAPESP Nº 61
Continuação da Matéria