Admite-se, hoje, que o processo de cálculo aritmético é baseado no processo de contar (veja o artigo Controlando o Olho e o Dedo para Aprender a Contar). Aprendemos a solucionar, por exemplo, o cálculo:
porque aprendemos a unir os conjuntos correspondentes e a quantificar a cardinalidade do conjunto correspondente, contanto seus elementos:
Cada vez que "lembramos" o resultado do cálculo 4+3=7, na verdade, estamos refazendo essa operação.
Por esse motivo, as atividades programadas para o treinamento da soma e subtração, devem se apoiar em estratégias que permitem a criança manipular os elementos dos conjuntos associados à operações a ser realizada (veja o livro "O Cérebro na Escola").
O aprimoramento do cálculo aritmético a ser obtido na escola é um aprimoramento de estratégias de contagem que aceleram o processo e diminuem os erros. Todos nós utilizamos várias estratégias de contagem para cálculo das diversas operações aritméticas (veja Estratégias de Cálculo: Soma e Subtração).