As atividades para treino da divisão devem disponibilizar elementos para contagem, que embora permitam à criança utilizar qualquer processo de manipulação (veja o livro "O Cérebro na Escola") para obtenção do resultado, favorecem a estratégia de:
Contagem por bloco: que acelera o processo de cálculo por se apoiar sobre a noção de contagem por blocos de números. Essa contagem pode ser:
Progressiva: dada a operação 8 / 2, a criança conta 2, 4, 6 e 8, à medida em que distribui dois elementos de cada vez em cada conjunto resposta. Essa estratégia é utilizada para solucionar problemas do tipo: João tinha 8 balas e deu duas balas para cada amigo. Quantos amigos receberam balas? Por esse motivo, esse tipo de manipulação é também chamado de estratégia de separação.
Regressiva: dada a operação 9 / 3, a criança conta 6, 3 e 0, à medida em que distribui um elemento em cada conjunto resposta. Essa estratégia é utilizada para solucionar problemas do tipo: João tinha 9 balas e as distribui entre 3 amigos. Quantas balas recebeu cada amigo? Por esse motivo, esse tipo de manipulação é também chamado de estratégia de distribuição.