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Réguas de Cálculo

As neurociências têm mostrado uma representação dos números no cérebro muito interessante. Quando os cientistas perguntam para as pessoas como elas imaginam uma série de números que representam quantidades ordenadas crescente ou decrescentemente, essas pessoas geralmente respondem que visualizam uma linha onde distribuem os números ordenadamente de uma extremidade a outra. Convencionou-se chamar essa representação de Linha Mental dos Números.

 

Os números são representados no cérebro ordenadamente nos lobos parietais em ambos hemisférios.

Esse tipo de representação permite as pessoas imaginarem os números distribuídos ordenamente sobre uma linha, que é chamada de Linha Mental de Números

A complexidade da linha mental de números depende dos números a representar. Os números até 20, em geral são distribuídos sobre uma reta. A representação das dezenas parece se fazer continuando e dobrando essa reta, para distribuir espaçadamente os números correspondentes. Os milhares podem ser distribuídos sobre outra dobra da linha. Mas as linhas mentais de números de algumas pessoas podem ter formatos muito estranhos.

Pessoas com lesões em áreas específicas dessa linha de números podem ficar incapacitadas de utilizar o número que estaria representado nessa área. Em nosso trabalho de assessoria escolar, encontramos uma criança com discalculia que nunca consegue contar o número 13.

As réguas da Série Cuca & Lica & Lilica foram pensadas para auxiliar a criança a desenvolver as suas linha de números e utilizar estratégias de cálculo muito eficientes utilizando a manipulação dessas linhas.

Muitas pessoas que demonstram uma habilidade muito grande em cálculo aritmético, não utilizam os algorítmos clássicos para soma, subtração, multiplicação e subtração ensinados na escola. Quando indagadas sobre a maneira como resolvem muito mais rápida e eficientemente contas consideradas complexas pela maioria das pessoas, elas dizem que operam as linhas de números como réguas, e manipulam essas réguas para encontrar os resultados desejados.

Essas pessoas relatam que:

  1. somam ou diminuem pedaços de réguas:
  2. Por exemplo, para somar 5 + 6, basta alinhar o 0 de uma régua (A) com o 5 de outra régua (B). Em seguida, observa-se qual é o número da régua (B) que está alinhado com o número 6 da régua (A).

  3. criam réguas para representação de múltiplos e as utilizam tanto para divisão como multiplicação

Neste exemplo, basta observar qual é o número na casa do = que está alinhado com o número da régua na escala equivalente. Assim, 13 X 4 = 52; 5 X 10 = 50; etc.