ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

O Cérebro - Um breve relato de sua função

Capítulo X - A Inteligência em um Sistema de Processamento Distribuído

O estudo das funções cerebrais abordado nos capítulos anteriores, mostra que os processamentos neurais que suportam tais funções, são realizados por conjuntos de neurônios distribuídos por várias áreas cerebrais. Embora células de regiões específicas possam se especializar na solução de problemas definidos, a capacidade do cérebro em adaptar o organismos à novas demandas do ambiente, é fundamentalmente dependente de sua capacidade de reorganizar seus circuitos neurais. Essa reorganização permite a utilização de conjuntos distintos de neurônios para a solução de tarefas diferentes. O mesmo neurônio pode participar de processamentos diferentes, desde que suas habilidades sejam requeridas na solução dessas tarefas.

Inteligência é a qualidade que mais prezamos em nós mesmos. Mas o que é inteligência? Todos concordarão que um sistema inteligente natural ou artificial é um sistema eficiente em encontrar novas soluções para novos problemas.

· Mas ter problemas significa ter objetivos e falta de estratégias, planos ou modelos para usar eficientemente as ferramentas disponíveis para alcançar esses objetivos.

· Ter objetivos, por sua vez, requer ter motivação (apetite, ... ) para fazer ( obter... ) algo.

· Identificar falhas nas tentativas de alcançar objetivos definidos requer ferramentas para comparar performances e objetivos, e exige memória para armazenar os dados a serem utilizados nessa avaliação.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2018 ::