ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Kit - O Cérebro na Escola

CD "Juca e Laura, Seus Amigos na Escola"

Os ícones de Atividades

O uso dos ícones de atividades: Clique sobre o ícone de uma disciplina, por exemplo, Matemática. Uma nova tela abre-se mostrando, também em ícones, os PROJETOS ali contidos. Na disciplina Matemática temos os Projetos: Aritmética, Moeda, Tempo, etc. (FIG 2)

Cada ícone de Projetos abre por sua vez um elenco de TÓPICOS. No exemplo de Aritmética os Tópicos referem-se a: Divisão, Multiplicação, Problemas, etc. (FIG 3)

Escolhido um Tópico, no caso Problemas, um novo elenco de opções abre-se agora como TEMAS. Em nosso exemplo, vamos escolher como Tema a Adição. (FIG 4)

Aberto o Tema Adição, o ENSCER apresenta um elenco de NÍVEIS que organizam as atividades em função da competência ou desenvolvimento necessário para a realização da tarefa.


Figura 5

Em nosso exemplo, ao clicarmos sobre o Nível 1 (Fig.5), o sistema apresentará uma série de ROTEIROS, que são as atividades propriamente ditas que o aluno irá desenvolver.

Os Roteiros contidos no Nível 1 do nosso exemplo contém duas historietas: Compra de Brinquedos e Feira, conforme podemos ver na Figura 6.


Figura 6

Em geral, as atividades contidas nos Roteiros são precedidas de uma pequena história para introduzir o assunto. Essas histórias estão intimamente relacionadas ao dia-a-dia da criança, como por exemplo, a compra de um brinquedo, a ida da mãe à feira, etc.
Na figura 7 podemos visualizar a primeira tela da historieta sobre Compra de Brinquedos.


Figura 7

A história por nós escolhida apresenta um problema que culmina com uma operação de adição. Para resolver o problema, o aluno conta com o auxílio de uma Calculadora que pode ser acionada a partir do ícone EXECUTA, localizado na barra inferior da tela de ATIVIDADES. Uma vez acionado esse ícone, o enunciado do problema também pode ser visualizado ao lado da calculadora (Fig. 8).

Figura 8 - Figura 9

Se ao invés do Nível 1, fosse escolhido o Nível 4 (vide Figura 5), outros Roteiros estariam disponíveis, conforme demonstrado na Figura 9. Nesse caso, ao escolhermos o Roteiro Animais, a tela seguinte seria a que vemos na Fig. 10.


Figura 10

Na tela da Figura 10 é apresentada uma atividade de adição mais complexa do que aquela vista no Nível 1. O aluno deve aqui não só montar a conta como também encontrar o resultado da mesma (Fig. 11).


Figura 11


Figura 12

Aqui também ele poderá fazer uso da calculadora para conferir o resultado. Mas, neste caso, a calculadora não mostrará a estrutura do problema (Fig. 12).

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2019 ::