ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

"O Cérebro na Escola"

Capítulo XI - O Tempo - Vivemos dois tempos: Era uma vez ... mas Amanhã iremos ....

Vivemos dois tempos diferentes programados por dois circuitos neurais distintos. O passado é assunto do córtex perirrinal e regiões vizinhas. O futuro é organizado pelos lobos frontais. Mas a organização desses dois tempos depende de nossa capacidade de organizar eventos ou episódios, como uma coletânea de atividades temporal e espacialmente coerentes (Fig. 1).

Fig. 1 – Organizando episódios

Um episódio ou evento, como por exemplo, uma festa de aniversário, é, do ponto de vista neural, composto de uma coletânea de informações sensoriais sobre um conjunto de atividades executadas ou observadas e que se distribuem descontinuamente no tempo e no espaço. Por exemplo, uma festa de aniversário envolve algumas atividades bem definidas: a chegada na festa, a entrega do presente, o apagar das velas, as brincadeiras, etc.

Os neurônios do hipocampo estão preparados para registrar a coerência de atividades e informações sensoriais em intervalos de tempo definidos. Dessa maneira, podem estabelecer as relações entre fatos que definem eventos, como por exemplo, relacionar (Fig. 1) os amigos e os presentes; o acender de velas e o cantar do parabéns; os amigos e as brincadeiras, etc.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2018 ::