O propósito desse capítulo é ilustrar o uso do ENSCER para trabalhar o conhecimento a ser adquirido na Educação Infantil, sobre dimensões do espaço.
Para trabalhar as operações básicas: classificar, ordenar, seriar, numerar e metrificar, o Sistema Enscer disponibiliza uma série de aulas com as quais a criança explora os procedimentos de medidas, comparação, classificação, etc., trabalhando a dimensão altura. O trabalho inicia-se com a apresentação de uma história (Fig. 1) que contextualiza as operações para o aluno.
Tiago e seu amigo foram ao parque
de diversões. |
|
Tiago é menor que a marca e por isso não paga ingresso. |
Ele passa por baixo da catraca. |
Caio é maior que a marca e por isso paga ingresso para entrar. |
Ele entra fazendo girar a catraca. |
A história vai sendo contada e as ações vão acontecendo à medida que o aluno clica sobre a tela.
Depois de ouvir a história são propostas atividades de classificação onde o aluno terá oportunidade de medir as crianças da fila utilizando uma régua e classificando-as em alto/baixo segundo a referência dada. (Fig. 2)