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Kit - O Cérebro na Escola

CD "Juca e Laura, Seus Amigos na Escola"

Gerenciamento

Os ícones de Gerenciamento são acionados na tela de entrada do ENSCER (Fig. 13).

Figura 13

HISTÓRICO DE AULAS (A)

CADASTRAR ALUNO E CLASSES (B)

Figura 14

O primeiro ícone de Gerenciamento que vamos acionar é o Histórico de Aulas, conforme podemos ver na Figura 14 A. Esse ícone abre seis opções ao usuário. Os três ícones inferiores são de uso exclusivo do professor e os três superiores podem ser manuseados também pelos alunos.

O ícone Cadastrar Aluno e Classes deverá ser nossa primeira opção a fim de inicializar o sistema propriamente dito (Fig. 14 B).

Uma vez acionado esse ícone, a tela mostrará o botão CLASSES na sua parte inferior

(Fig. 14B). O mesmo deverá ser clicado e a nova tela permitirá que sejam cadastradas as classes e os professores com suas senhas pessoais (Fig. 15). Mas, para isso, aperte o botão CRIA NOVO REGISTRO, conforme Figura 15 A.

Figura 15

Depois de registrada a classe, professora e senha (Fig. 15B), aperte o botão Salvar Dados .

Nessa mesma tela já é possível registrar os alunos da classe recém-criada. Para isso aperte o botão Cria Novo Registro, conforme indicado na Figura 15 B e digite o nome do primeiro aluno. Salve a informação clicando o botão Salvar Dados.

Proceda da mesma maneira para cadastrar os demais alunos da classe.

A segunda vez e as vezes subsequentes que entrar no sistema, o ENSCER solicitará sempre a seleção de uma Classe ( Figura 16) e, quando forem acionados os 3 ícones inferiores (Cadastrar Aluno, Selecionar Curso e Cadastrar Blocos) da tela Histórico de Aulas, o sistema solicitará também a senha do professor (Fig. 17).

Figura 16

Figura 17

O professor deve fornecer a sua senha e clicar sobre o botão OK. Você também pode utilizar a senha geral SISTEMA.

Para selecionar uma classe clique em SELECIONAR ALUNO, faça a sua escolha e aperte o botão Selecionar (Fig. 18A). Para selecionar um aluno clique em SELECIONAR ALUNO, escolha a classe e o aluno e aperte o botão Selecionar (Fig. 18B).

A – SELECIONANDO CLASSES

B – SELECIONANDO ALUNO

Figura 18

O ícone Histórico de Aulas (Figura 19) abre uma tela com a relação das 20 últimas atividades desenvolvidas pelo aluno. Ao selecionar uma dessas atividades, a mesma será colocada automaticamente na tela para poder ser executada novamente, se necessário.

O ROTEIRO SELECIONADO

REVENDO O HISTÓRICO

Figura 19

  O ícone Professora (Figura 20) permite ao professor programar uma série de 18 blocos de atividades com diferentes conteúdos. Cada Bloco contém uma série de atividades pensadas para um período de trabalho em sala de aula. A professora define o nome do bloco e seu número, e seleciona o roteiro desejado na Tela de Ícones de Atividades, e clica com o botão da direita do mouse sobre o ícone do roteiro para registrá-lo no bloco.

COMPONDO UM BLOCO

Figura 20

A professora seleciona o ícone Histórico do Aluno e depois o da Professora, para indicar ao aprendiz qual ou quais teclas ele deve acionar para fazer seus exercícios (Figura 21). Quando clicado um dos blocos, é exibida a lista das atividades programadas pela professora. Clicando-se sobre uma das atividades, aparecerá na tela de Atividades o Roteiro que o aluno deve executar.

O ROTEIRO SELECIONADO

UM ROTEIRO DE UM BLOCO

Figura 21

 


DESEMPENHO POR PERÍODO E DISCIPLINAS

Figura 22

A avaliação do desempenho do aluno pode ser feita por período e por disciplinas (Figura 22). Quando acionado esse ícone o ENSCER apresenta em forma de gráfico ou em forma de planilha os acertos e erros das atividades selecionadas. Você pode determinar o período a ser analisado bem como a disciplina individualmente. Clique sobre o ícone Planilha ou Gráfico para escolher a forma de apresentação.

SELEÇÃO DO CURSO

SELECIONA DISCIPLINAS

Figura 23

O ícone Cursos (Figura 23) permite ao professor selecionar os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental ou então as atividades para avaliação do Desenvolvimento Cerebral e Desenvolvimento Cognitivo.

DESEMPENHO DURANTE UMA SESSÃO

PARA IMPRIMIR TELAS

Figura 24

Clicando-se sobre o ícone Desempenho (Figura 24) o programa mostra o desempenho do último jogo utilizado, bem como o ícone a que se refere o mesmo. Essa facilidade do sistema é utilizada pelos usuários que estão brincando de competir entre si. Na Figura 23 também podemos ver a forma de impressão da tela de Atividades, quando acionado o Ícone Impressão.

SELEÇÃO DE JOGOS

ACESSO AO MANUAL

Figura 25

O ícone Seleção de Jogos (Figura 25) apresenta a relação de todos os jogos existentes no sistema. Ao clicar sobre um jogo selecionado, o ENSCER remete o usuário ao Manual, que explica de forma simples, como jogar.

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