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APAE - Jundiaí

Avaliação Cognitiva

Patrícia Bellode Ramazzini - Diretora da Escola Ignez A. O. S. Enfeldt da APAE - Jundiaí

Resultados

Cerca de 50% das crianças estudas, não apresentou nenhuma lesão estrutural do seu cérebro, pois apresentou uma Ressonância Magnética normal. Entretanto, o Mapeamento Cerebral dessas crianças acusou uma disfunção da atividade elétrica cerebral em alguns jogos.

As demais crianças mostraram sinais de alteração da estrutura cerebral, ocasionada, na maioria das vezes, por lesões ocorridas durante o período de gestação. O Mapeamento Cerebral dessas crianças mostrou sinais de alteração de atividade elétrica compatível com essas lesões.

No entanto, após o início da Capacitação Profissional e a ampliação no uso do Material de Apoio, o Mapeamento Cerebral começou a evidenciar uma reestruturação da funcionalidade cerebral para compensar tais distúrbios. É o fenômeno da plasticidade cerebral que permite, quando a criança é adequadamente estimulada, reduzir os déficits causados pelo trauma cerebral."

Essa aceleração da aprendizagem tem resultado na inclusão de um número cada vez maior de alunos da APAE no ensino regular ou supletivo. Com mecanismos adequados de estimulação podemos acelerar o processo de Plasticidade Neural, fenômeno pelo qual uma pessoa com lesão cerebral é capaz de utilizar outras áreas para assumirem as tarefas da área lesada. Publicamos um artigo ilustrando tal capacidade observada em alunos da APAE – Jundiaí (Foz et al. 2002).

Nascido em 06/03/1987. Hemorragia no terceiro trimestre. Primeiras palavras com 1 ano e 8 meses. Primeiras frases aos 7 anos.

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