ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Clip - Centro de Lazer Integrado a Projetos

Introdução

Desde 2001 a EINA vem desenvolvendo o Projeto Enscer no colégio Clip em Guarulhos-SP. Inicialmente, a direção do colégio contratou a assessoria da EINA para receber suporte na educação dos alunos portadores de deficiências do seu programa de inclusão.

O Projeto Enscer sugeriu então realizar um Mapeamento Cerebral dos alunos regulares para se ter um padrão de comparação da Avalilação Cognitiva dos alunos incluídos. Assim poderíamos acompanhar a evolução do desenvolvimento cognitivo dos alunos incluídos em relação aos alunos considerados normais.

No entanto, com esse mapeamento pudemos observar que vários alunos considerados normais apresentavam um sinal eletroencefalográfico característico de distúrbios de aprendizagem ou comportamento. Além do sinal do eletroencefalograma, observamos ainda que a organização cerebral desses alunos durante a resolução das atividades apresentadas não condizia com o padrão observado na maioria dos outros alunos normais.

Ao questionarmos os professores e a direção da escola constatamos que realmente se tratavam de alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem, distúrbios de comportamento e que haviam sido em geral convidadas a se retirarem das escolas em que se encontravam anteriormente ao ingresso no Clip.

Com isso, passamos a orientar os professores e a direção da escola não só na educação dos alunos portadores de deficiências, mas também na avaliação e intervenção pedagógica desses alunos portadores de distúrbios de aprendizagem e comportamento.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2017 ::