Contrato de Conduta Social |
Página 6 - 6 Anterior
- Próxima |
As considerações aqui apresentadas devem ser consideradas como um pequeno esboço para a discussão dos temas de maneira ampla na escola, envolvendo professores, funcionários, familiares e principalmente os alunos. Essa discussão ampla e bem cuidada deve gerar um estatuto para a escola que seja adequado às necessidades tanto da criança considerada normal quanto daquelas com deficiências e distúrbios de aprendizagem, e que respeite a cultura e as particularidades de cada comunidade.
Todos na escola devem estar conscientes que a diversidade é um fator positivo para a evolução do homem, e que as diferenças no desenvolvimento cognitivo, comportamental e físico devem ser aceitas e respeitas por todos na comunidade escolar.
As crianças com distúrbios de aprendizagem não devem ser olhadas como crianças problemas, mas compreendidas nas suas dificuldades. A escola tem por obrigação prover os recursos que essas crianças necessitam para um aprendizado adequado e para promover sua autoestima.
Os distúrbios de comportamento devem ser, antes de mais nada, analisados como decorrentes possivelmente de um distúrbio funcional e não de uma negligência por parte dos pais na educação de seus filhos.
Uma equipe multidisciplinar deve cooperar com a escola no diagnóstico, avaliação e na programação do trabalho com a criança com distúrbios de aprendizagem. O médico, o psicólogo, o fonoaudiólogo, o fisioterapeuta, etc. têm um papel importante no trabalho com essa criança, mas é a escola que é a principal responsável por sua formação cultural e humana. Os profissionais de saúde devem trabalhar em íntima associação com a escola para promover a recuperação adequada da criança com distúrbios de aprendizagem. A escola, por sua vez, não deve esquivar-se de sua obrigação, tentando justificar que são as outras áreas que estão mais bem preparadas para o trabalho com essa criança.
O SUCESSO NA FORMAÇÃO CULTURAL E HUMANA DA CRIANÇA COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM É RESPONSABILIDADE DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE DEVE SER LIDERADA PELA ESCOLA.
Página 6 - 6 Anterior
- Próxima |