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FAPESP - Mogi

3. Objetivos

Pelos motivos acima expostos, propomos ampliar o estudo realizado com crianças matriculadas na rede regular de ensino particular, com uma análise da população infantil portadora de distúrbios de aprendizagem, para a rede de ensino pública da Cidade de Mogi da Cruzes, utilizando-se as técnicas disponibilizadas pelo sistema ENSCER®.

Os objetivos principais desse projeto serão:

a) obter uma descrição e análise estatística das associações entre a saúde materna na gestação, os antecedentes familiares, o desenvolvimento neuro-psíquico-motor, neurocognitivo e escolar da criança (aqui chamada de História do Desenvolvimento da Criança – HDC), matriculada no ensino fundamental (primeira à quarta série);

b) realizar um estudo eletroencefalográfico de crianças portadoras de distúrbios de aprendizado, tais como discalculia e dislexia, comparativo ao de crianças normais, durante a realização de atividades informatizadas sobre leitura, escrita e cálculo aritmético;

c) desenvolver um software de Base de Dados Inteligentes, que permita a coleta dessas informações e auxilie na caracterização das crianças com deficiências e distúrbios de aprendizagem e que possa ser usado no futuro pela Secretaria de Educação da Cidade de Mogi das Cruzes, e

d) avaliar o Sistema Enscer como ferramenta para promover o desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de distúrbios de aprendizagem.

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