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FAPESP - Mogi

Resultados

Avaliação Pedagógica

A avaliação inicial de Língua Portuguesa (Fig. 3). envolveu o Reconhecimento de Letras (LT), Reconhecimento de Palavras (RP) e Leitura Semântica (LS).

Os resultados mostraram que as crianças do grupo NO e DA não apresentam nenhuma dificuldade maior no reconhecimento de letras (Atividade LT). Todas as crianças realizaram a tarefa com uma baixa freqüência de erros.

O Reconhecimento de Palavras (Atividade RP) foi, também realizado por todas as crianças do grupo NO, com uma taxa de erro que decresce de 20% para 2%, da 1ª para a 4ª series. A taxa de erro, entretanto, não decresce no grupo DA. Na realidade a maior taxa de erro foi observada para os DA matriculados na 3ª série.

A leitura semântica de palavras foi dominada pelos alunos NO a partir da 3ª série, quando a taxa de erro cai para níveis inferiores a 20%. A taxa de erro dos alunos NO até a 3ª série está acima de 200%, mostrando a grande dificuldade que essas crianças tiveram na identificação semântica das palavras. A taxa de erro cai para 80% na 4ª série.

A avaliação Aritmética (Fig 4) envolveu o Reconhecimento de Quantidades (Q), o Pareamento Algarismos Quantidade (AQ), Adição Manipulada (ADM), Adição (AD) e Subtração Manipulada (SUM).

Os resultados mostraram que as crianças do grupo NO não apresentam nenhuma dificuldade maior no reconhecimento de quantidades (Atividade Q) e que as crianças do grupo DA também apresentam uma pequena dificuldade nessa tarefa, que desaparece completamente na 4ª série.

O domínio da semântica dos algarismos está dominada na 3ª série para os alunos NO e na 4ª série para os DA. A compreensão da relação algarismo/quantidade é difícil para os alunos DA na 1ª e 2ª séries.

Fig. 3 – Avaliação Inicial de Língua Portuguesa
%A – Porcentagem de Alunos, E – porcentagem de Erro por aluno.

Fig. 4 – Avaliação de Aritmética

Fig. 5 – Avaliação de Português

A soma e subtração, embora estejam dominadas para cerca de 50% dos alunos NO na 3ª e 4ª séries, ainda envolvem uma certa dificuldade para os restantes 50%. A dificuldade com essas operações é alta para todos os alunos DA, embora parece se reduzir um pouco na 4ª série.

A compreensão da Linguagem Oral avaliada através da compreensão de frases simples (Fig. 5) é boa para os alunos do grupo NO, ainda que as crianças matriculadas na 1ª ainda possam apresentar erros na identificação das figuras após ouvirem as frases.

A compreensão da Leitura de Frases avaliada pela identificação da figura após a leitura da frase está ainda sujeita a cerca de 40% de erros no caso das crianças NO matriculadas na 2ª série. A partir da 3ª série o índice de erro cai bastante, e pode ser explicada pela desatenção à uma atividade considerada pela criança como muito simples.

A Leitura de Frases é uma tarefa difícil para a criança DA e é ausente em todas as séries. Embora aumente da 1ª para a 4ª série o número de crianças que são capazes de ler algumas das frases apresentadas, a porcentagem de erros cometidos se mantém muito alta. Isso significa, que a leitura não é feita com segurança, mesmo no caso do acerto.

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