O Projeto |
Anterior - Próxima |
Iniciamos o trabalho de alfabetização baseado na contextualização
do conhecimento. Deixamos de lado o “pa - pe – pi – po –
pu “ e partimos para as histórias e banco de palavras.
Deixamos para trás velhos conceitos e introduzimos a alfabetização
através da semântica. Para isso contamos com a ajuda de um profissional
de 1º linha: Dr. Armando Freitas da Rocha. Foi ele que nos abriu os olhos
e os caminhos para esse processo de alfabetização. Nos orientou
muito na elaboração e execução de nosso trabalho
e, desta forma, foi e continua sendo hoje um grande e importante colaborador.
O trabalho de alfabetização adotado parte de histórias
elaboradas por nós professoras de 1º série. Elas são
criadas de acordo com o interesse dos alunos e com as experiências comuns
à vida deles. Apresentam um vocabulário limitado.
Todas as histórias são ilustradas, pois elas completam e ampliam
as idéias expressas no texto.
As ilustrações promovem também o envolvimento emocional,
despertam a sensibilidade, estimulam a imaginação, pela visualização
de cenas, fatos e personagens.
Cada história apresenta características próprias que
levam o aluno a “soltar sua imaginação”, viajar
junto com as personagens.Como vemos, texto e ilustrações formam
uma unidade, na tentativa de tornar cada história um momento de vivência
real para cada aluno, para que cada aula de leitura seja um momento de alegria
e de criação.
Após a apresentação da história, retiramos dela,
o banco de palavras.