ENSCER

Nino e Sua Família

O Projeto

Anterior - Próxima

Iniciamos o trabalho de alfabetização baseado na contextualização do conhecimento. Deixamos de lado o “pa - pe – pi – po – pu “ e partimos para as histórias e banco de palavras.
Deixamos para trás velhos conceitos e introduzimos a alfabetização através da semântica. Para isso contamos com a ajuda de um profissional de 1º linha: Dr. Armando Freitas da Rocha. Foi ele que nos abriu os olhos e os caminhos para esse processo de alfabetização. Nos orientou muito na elaboração e execução de nosso trabalho e, desta forma, foi e continua sendo hoje um grande e importante colaborador.
O trabalho de alfabetização adotado parte de histórias elaboradas por nós professoras de 1º série. Elas são criadas de acordo com o interesse dos alunos e com as experiências comuns à vida deles. Apresentam um vocabulário limitado.
Todas as histórias são ilustradas, pois elas completam e ampliam as idéias expressas no texto.
As ilustrações promovem também o envolvimento emocional, despertam a sensibilidade, estimulam a imaginação, pela visualização de cenas, fatos e personagens.
Cada história apresenta características próprias que levam o aluno a “soltar sua imaginação”, viajar junto com as personagens.Como vemos, texto e ilustrações formam uma unidade, na tentativa de tornar cada história um momento de vivência real para cada aluno, para que cada aula de leitura seja um momento de alegria e de criação.
Após a apresentação da história, retiramos dela, o banco de palavras.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::