ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Mogi das Cruzes

Capacitação Profissional

Oficinas Pedagógicas - Resultados

A discussão em grupo dos casos apresentados pelos professores permitiu:

1. Uma ampla troca de experiências entre os professores participantes, que segundo eles mesmos, contribuiu para uma redução sensível da ansiedade experimentada diante dos problemas criados pelos alunos com Dificuldade de Aprendizagem e Distúrbios de Comportamento (DADC).

2. Uma melhor caracterização do que deve ser um programa de inclusão na rede, que inclua também os alunos com DADC.

3. Uma capacitação dos professores sobre a funcionalidade cerebral dos alunos com DADC, principalmente em relação aos circuitos neurais envolvidos na leitura, escrita e aritmética.

4. Caracterização de metas para o ensino dos alunos com DADC. Definiu-se os níveis desejáveis e aceitáveis de desenvolvimento cognitivo para as classes de Maternal, Jardim I e II, Prontidão e 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental.

5. Identificação da necessidade de um Planejamento Global da escola para promover um desenvolvimento adequado dos alunos com DADC e que permita ao professor trabalhar grupos de alunos com diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo dentro de um mesmo ambiente sem discriminar nenhum desses grupos.

6. Identificação da necessidade de um Contrato de Conduta Social que permita uma melhor inclusão dos alunos com DADC, melhorando sua auto-estima e reduzindo seu risco de evasão escolar e exclusão social.

7. Identificar a necessidade de envolver os diretores das escolas, principalmente referente aos Itens 4, 5 e 6.

8. Capacitar os professores para desenvolvimento de projetos como definido no Item 5.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2024 ::