Neste trabalho descrevo a implementação de um sistema computacional,
denominado REMMC (Reconhecimento Especial de Marcadores para Manuseio de Computadores),
para realizar a tarefa de detecção e reconhecimento de um objeto
inserido dentro uma imagem. Esta imagem é recebida por uma câmera
de vídeo webcam, e o sistema procura um objeto específico na
figura com a finalidade de encontrar a sua posição e seguir
o seu deslocamento dentro da seqüência de imagens recebidas pela
câmera. A movimentação desse objeto, chamado marcador,
é transmitido ao sistema operacional para simular o movimento do mouse.
Com essa alternativa é possível controlar o computador sem colocar
a mão no teclado ou no mouse. Esse objeto marcador pode ser um adesivo
ou colante colocado em qualquer parte do corpo do usuário.
Esse sistema poderá ser utilizado por pessoas com deficiências
motoras que tenham dificuldades ou impossibilidade de usar o mouse ou teclado
do computador, detectando o melhor movimento que o indivíduo seja capaz
de realizar para controlar o computador.
Desta forma o sistema proposto é uma alternativa eficiente às
soluções ad hoc baseadas no desenvolvimento de periféricos
que são desenhados especificamente para cada deficiente. Essas soluções
além de serem mais caras, dependem sempre que um técnico se
disponibilize a construí-las.
O sistema se baseia no conhecimento fisiológico do sistema visual humano,
utilizando técnicas de linguagens formais nebulosas e de visão
computacional. A eficiência do sistema foi testado com adultos e crianças
normais e também crianças portadoras de deficiências motoras
leves e graves. Os resultados comprovam a possibilidade de utilização
do sistema para controle de softwares, inclusive educacional, embora o treinamento
requerido para tanto dependa da capacidade motora inicial do indivíduo.
O sistema poderá, portanto, ser utilizado tanto para lazer como para
facilitar o aprendizado, quer em sistemas locais ou em processo de educação
à distância (Internet).