ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Artigos EINA - Matemática - Geral

O Robô Algorix

O Ábaco eletrônico do Cd "Calculando com Juca e Laura" e a série de Brinquedos Inteligentes "O Robô Algorix" utilizam peças e pranchas de Ábaco para auxiliar a criança a representar concretamente os números, a explorar a estrutura decimal, a realizar as quatro operações aritméticas, e a ler e escrever os nomes dos números. Ambos funcionam de forma semelhante aos processos neurais responsáveis pela contagem e cálculo.


Brinquedos Inteligentes "Algorix"

Nessa proposta, a relação entre linguagem e aritmética desenvolve-se paralelamente em decorrência da otimização dos circuitos neurais para linguagem e aritmética, otimização esta determinada pela aprendizagem que deve ser independente, porém associada. Por independente se quer ressaltar que a aprendizagem do contar e calcular não é subordinada ao aprender a falar, ler e escrever, como é tradição em nossa cultura. Por associada se quer ressaltar que a aprendizagem concomitante e coerente facilitará o mapeamento entre os Quantificadores Seqüenciais e os neurônios dos circuitos neurais para linguagem, quer oral, visual ou escrita.

Os números que usamos formam um sistema numérico decimal porque são escritos de modo que as quantidades que representam sejam expressas em múltiplos de unidades e/ou dezenas. Assim, o número 82 = 8 X 10 + 2 X 1; 62 = 6 X 10 + 2 X 1, etc.

Nesse tipo de notação, o valor de um numeral depende de sua posição no número em questão. Assim, o numeral 8 representa 8 unidades no número 18;8 dezenas no número 82; 8 centenas no número 832, e assim por diante.

A criação do sistema decimal foi um grande passo dado pelo homem no desenvolvimento de um sistema de notação numérica geral e que favorece um cálculo numérico eficiente. As operações aritméticas, por exemplo, envolvendo qualquer número, podem ser decompostas como operações simples com cada um de seus numerais, sempre considerando-se que o resultado será um múltiplo de unidades ou dezenas.


Cd "Calculando com Juca e Laura"

Essas propriedades dos números decimais facilitaram o desenvolvimento de vários objetos e aparelhos para ajudar o homem a calcular. Um desses sistemas é o ÁBACO.

O Ábaco disponibiliza um conjunto de peças ( por exemplo, bolinhas ) que são utilizadas para marcar números em um conjunto de dispositivos ( por exemplo, pranchas ) de representação das unidades, dezenas, centenas, milhares, etc. Esse método auxilia a decomposição numérica, facilitando os processos de contagem e cálculo por blocos.


Cd "Calculando com Juca e Laura"

Representa-se os números no ábaco colocando a quantidade adequada de marcadores nos dispositivos de representação das unidades, dezenas, centenas, etc. Simulando-se assim, o processo natural de contagem.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2018 ::