ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Pesquisa realizada em parceira com a Apae-Jundiaí

"Investigando o Cérebro Lesado"

Adriane Serapião

Resumo

Para investigar as atividades cerebrais relacionadas a tarefas cognitivas como reconhecimento visual de padrões (rotação de imagens), compreensão de linguagem e raciocínio-planejamento foram projetados seis jogos em computador que fornecem estímulos apropriados para o estudo das categorias cognitivas pesquisadas. A estes jogos estão associados eventos de interesse específicos para a análise de cada tipo de tarefa cognitiva, como por exemplo, a apresentação de uma imagem, o início e o término de um som, e o acerto ou o erro em uma tomada de decisão.

Os grupos de estudo que realizaram essas tarefas cognitivas foram compostos por crianças deficientes mentais dos dois sexos em diferentes idades, diferentes níveis de escolaridade e diferentes tipos de lesões cerebrais. A escolha desta população deve-se ao fato de que compreender que o cérebro lesionado sofre alterações em várias de suas funções e verificar se a plasticidade e a versatilidade do cérebro estão em uso nas crianças deficientes para associar diferentes grupos neuronais em compensação às regiões lesionadas para adaptar o seu comportamento a distintas condições impostas pelo ambiente é o passo inicial na direção de fornecer assistência adequada ao deficiente cerebral.

Deste modo, os pontos de interesse deste trabalho são investigar a atividade cerebral de crianças deficientes mentais em diferentes estágios de aprendizagem e a atividade cerebral relacionada às diferentes lesões cerebrais dessas crianças. Pretende-se ainda estudar o grau de dificuldade que as crianças apresentam na realização das tarefas cognitivas propostas, seja esta dificuldade decorrente do seu repertório de conhecimento (escolaridade) ou do dano cerebral associado. Além disso, deseja-se verificar se há diferença na performance das crianças nas tarefas propostas quando comparadas pelo sexo.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2018 ::