ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Pesquisa realizada em parceira com a Unicid

"Imaginando, Desenhando e Relatando."

Ednilson Rodella

Resumo

A evolução modelou o homem como um ser visual falante. Isso significa ser capaz de falar sobre o que se está vendo, ou que foi visto e ser capaz de visualizar o que é falado. A linguagem fornece uma fala interior para se pensar sobre o mundo visível enquanto que a imaginação visual permite alguém ver o que as palavras estão dizendo.

Os circuitos neurais envolvidos na linguagem estão distribuídos por quase todo o cérebro, apesar da especialização do hemisfério esquerdo para funções específicas da linguagem . O mesmo ocorre com a visão, com a diferença da especialização do hemisfério direito para a composição mental das imagens exteriores. Esses dois sistemas, o verbal e o visual, trocam informações em certas áreas do lóbulo parietal e frontal. Essa troca de informação permite a linguagem se tornar visual e a visão se tornar linguagem.

O propósito do presente trabalho é continuar a investigação das relações entre os sistemas de processamento visual e verbal e a evolução dessa interação com o progresso escolar, propondo inicialmente uma tarefa predominantemente visual, como por exemplo, a criação de cenários sobre um tema específico, com a utilização de editores de desenhos, e depois solicitar uma descrição verbal da cena criada, e comparar esses resultados com aqueles de criação de cenários orientados por uma história ouvida.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2018 ::