No módulo Calcular, as duas fileiras de pranchas superiores apresentam os operandos a serem calculados. Na terceira prancha, a criança pode manipular as bolinhas para ajudá-la no cálculo. Na última prancha, ela deverá colocar o número de bolinhas resultante da operação escolhida.
O Algorix pode gerar números aleatórios para a criança calcular. Para isso, ela deve primeiro escolher uma operação:
Em seguida, clica em Milhares, Centenas, Dezenas ou Unidades, para o algorix
gerar dois números de acordo com a opção escolhida. Para
calcular, ela deve copiar um dos operandos para a última fileira de
pranchas; basta clicar no botão
.
Agora, neste exemplo, ela pode clicar no botão até
chegar ao resultado, ou completar a última fileira de pranchas clicando
nas bolinhas da última fileira até alcançar o resultado
da operação.
No nível Iniciante, o Algorix avisa a criança quando ela alcançar
o resultado. Para fazer outra conta, basta apagar os números
e clicar novamente em Milhares, Centenas, Dezenas ou Unidades.
Se a criança preferir, ela também pode escolher os números para calcular. Basta clicar nas bolinhas das duas primeiras fileiras, ou digitar os algarismos nos quadros azul e laranja.