Os principais resultados alcançados nessas escolas, em 2004, foram:
1. Caracterização cognitiva dos alunos com
dificuldades de aprendizagem e distúrbios de comportamento (DADC),
através do estudo da história da gestação e primeira
infância associado às atividades executadas no Sistema Enscer
incluindo atividades eletrônicas e impressas.
2. Caracterização de metas para o ensino dos
alunos com DADC. Definiu-se os níveis desejáveis e aceitáveis
de desenvolvimento cognitivo para as classes de Maternal, Jardim I e II, Prontidão
e 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental.
3. Definição de um Projeto Político-Pedagógico
que contemple um desenvolvimento adequado dos alunos com DADC e que permita
ao professor trabalhar grupos de crianças com diferentes níveis
de desenvolvimento cognitivo dentro de um mesmo ambiente sem discriminar nenhum
desses grupos.
4. Definição de um Contrato de Conduta Social
que permita uma melhor inclusão dos alunos com DADC, melhorando sua
auto-estima e reduzindo seu risco de evasão escolar e exclusão
social.
Resultados específicos do Dr. Álvaro de Campos Carneiro:
1. Definição do grupo de alunos com DADC que farão parte do projeto financiado pela FAPESP. Previu-se um total de 200 alunos participantes.
Resultados específicos da Professora Etelvina Cáfaro Salustiano, CCII Takao Ikeda e EM Rural Professora Margareth Ungef Lamas Rosa:
1. A caracterização do desenvolvimento neurocognitivo incluiu um estudo da atividade eletroencefalográfica de 52 alunos (Avaliação Cognitiva). Esse estudo mostrou que a maioria dos alunos com DADC apresentam alterações de atividade eletroencefalográfica e possuem um histórico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.