ENSCER

Login
Entrar em Contato
Ver Meus Contatos

Atendimento NeuroPedagógico

Avaliação Pedagógica

Pesquisas envolvendo o conhecimento do funcionamento cerebral e a prática em sala de aula começaram a evidenciar as etapas cognitivas pelas quais o aluno deve passar durante o seu aprendizado.

Para aprender cada conteúdo do currículo escolar, por mais simples que seja, o aluno precisa desenvolver várias habilidades mentais para solucionar o problema antes de chegar na resposta final.

Muitas queixas de que o aluno não aprende tal conteúdo, resultam na verdade de uma falha na identificação dessas etapas neurais. Sem identificar em que etapa do aprendizado desse tal conteúdo seu aluno se encontra, o profissional não tem condições de organizar suas atividades para promover o desenvolvimento cognitivo necessário para solução dessa tarefa escolar.

Em geral, o tempo que alunos com dificuldades de aprendizagem necessitam para alcançar o mesmo domínio de seus colegas é maior, pois eles levam mais tempo para controlar cada etapa do desenvolvimento cognitivo. Mas, esse tempo geralmente não é respeitado. Com a identificação da etapa em que seu cérebro se encontra, podemos otimizar seu aprendizado fornecendo as ferramentas adequadas para ele solucionar sua dificuldade atual para assim conseguir avançar para as etapas seguintes do aprendizado do conteúdo em questão.

Links Relacionados

1 - Veja as atividades utilizadas para identificação das etapas de desenvolvimento do aprendizado.

:: ENSCER - Ensinando o Cérebro :: 2017 ::