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FAPESP - Mogi

Trabalho realizado na Segunda Etapa

Desenvolvimento do Protocolo de Avaliação Pedagógica

Os alunos indicados pelos professores das diversas escolas participantes, provinham das 4 séries do Ensino Fundamental Primeiro Ciclo. No entanto, por se tratar de crianças com distúrbios de aprendizagem, alunos da 4ª série podiam na realidade, em alguma disciplina, estarem no mesmo nível de desenvolvimento cognitivo de uma criança da 2ª série. Portanto, era imprescindível uma avaliação inicial para se levantar os níveis de desenvolvimento cognitivo de cada criança em cada uma das disciplinas que seriam trabalhadas durante o atendimento: Português e Matemática. Para as avaliações iniciais dos alunos, precisou-se desenvolver uma série de atividades agrupadas em protocolos de avaliação (Anexo - Avaliação Pedagógica). Foram definidos 2 protocolos para português e 2 para matemática. De acordo com a indicação do professor de sala de aula, o professor do projeto apresentava o protocolo mais adequado.

O conteúdo básico dos protocolos foi:

a) Identificar visualmente números ou letras;
b) Leitura e escrita de conjunto de palavras sobre um tema específico;
c) Identificar quantidade de elementos em conjuntos distintos;
d) Associar numerais às quantidades de elementos reconhecidos;
e) Leitura e escrita de frases sobre um tema específico;
f) Realizar as quatro operações aritméticas;
g) Compreensão de histórias sobre um tema específico.

Capacitação no software

Implementados os laboratórios, iniciou-se a capacitação dos professores contratados pelo projeto para utilizarem o software. Inicialmente, se empenharam em cadastrar, na base de dados do servidor, todos os alunos a serem atendidos. Em seguida, passaram a manusear as atividades educativas dos protocolos de avaliação e foram orientados sobre como apresentar as atividades aos alunos, quais seriam as intervenções que eles poderiam fazer e como deveriam proceder em casos de alunos que tivessem dificuldades em manusear o computador ou mesmo para resolverem as atividades. A capacitação envolveu também a orientação sobre o relato que os professores deveriam redigir sobre o desempenho dos alunos em cada uma das atividades. Para isso, foi apresentado um material de apoio (Anexo – Avaliação Pedagógica).

Realização da Avaliação

Cadastrados todos os alunos no software Aprendendo com Juca e Laura e no Portal Enscer, pudemos iniciar as avaliações pedagógicas de acordo com os protocolos de avaliação. Conforme os professores avaliam uma criança, eles inseriam as observações sobre o seu desempenho no Portal no formato de um relato. Acessando esse relato, os coordenadores podiam orientar os professores sobre os equívocos ou falhas nas observações (Anexo – Comunicação).

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